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24/06/2019 - Autor : EMBRASG

A SEGURANÇA OCUPACIONAL (SSO) DE EMPREGADOS TERCEIRIZADOS

A Segurança Ocupacional existe para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, e envolve segurança, saúde e qualidade de vida das pessoas em seus postos de trabalho. A maioria dos trabalhos manuais requer um esforço físico maior, principalmente os relacionados a serviços gerais, e por isso pode favorecer o aparecimento de algumas doenças, além de também serem mais comprometidos quando o colaborador está doente, como um resfriado, por exemplo.

A partir da Lei trabalhista nº 8.213, de 24 de julho de 1991, Portaria GM nº 3.214 do Ministério do Trabalho, foram estabelecidas Normas Regulamentadoras (NR’s) que normatizam as atividades de segurança do trabalho no ambiente organizacional, essas regras são obrigatórias para empresas públicas e privadas, órgãos públicos da administração direta e indireta e pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT.

Isso garante, por exemplo, o seguro INSS a um empregado que se envolva em um acidente de trabalho. Esses acidentes podem acontecer por diversas razões, como falta de conhecimento e treinamento adequado, ausência de medidas preventivas como condições adequadas de higiene, avisos de piso molhado, piso antiderrapante, etc, condições inadequadas de trabalho e em profissões de risco, como entregadores e vigilantes. Para evitar que essas situações aconteça é importante adotar algumas medidas:

  • Identificação de riscos ambientais

  • Eliminação de condições inseguras

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI

  • Medidas de conscientização e adoção de comportamentos seguros

  • Fiscalização

É papel do empregador cumprir a legislação, elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho para informar seus empregados sobre os riscos e formas de prevenção, instruir sobre o uso de equipamentos de proteção e realizar exames periódicos e colaborar com a aplicação das regras de segurança. Alguns programas, inclusive, auxiliam e facilitam o monitoramento e prevenção, como palestras curtas, visitas com objetivo de reconhecer riscos existentes e monitorar a saúde de seus colaboradores.

A vantagem de se contratar uma empresa terceirizada, como a EMBRASG, é a garantia de medidas técnicas, administrativas, médicas, educacionais e comportamentais a fim de prevenir acidentes, eliminar condições e procedimentos inseguros no ambiente de trabalho. Com isso você não precisa se preocupar com faltas decorrentes de atestados médicos, porque a empresa terceirizada repõe o colaborador por outro em condições de trabalho nessas situações. Também não precisa fornecer os EPI’s para o colaborador, pois a empresa contratada já disponibiliza. E todo treinamento e reciclagem é realizado pela empresa contratada, que tem expertise nesse tipo de situação. Quer desburocratizar os processos na sua empresa? Solicite um orçamento.