• (62) 3280-2149
18/12/2019 - Autor : EMBRASG

COMO É FEITA A LIMPEZA INDUSTRIAL

O PIB da Indústria brasileira cresceu 0,8% no 3º trimestre de 2019, em comparação com o 2º trimestre do ano. A participação da indústria no PIB brasileiro é de 21,2% e no emprego formal de 20,2%. Com números tão expressivos, a indústria não pode deixar de se atentar a um item muito importante, a limpeza industrial como fator de segurança e prioridade.  

Para quem trabalha na indústria é perceptível que a limpeza industrial realizada corretamente pode aumentar tanto a vida útil dos equipamentos (evitando o desgaste prematuro), quanto da estrutura da empresa, além de proporcionar um ambiente de trabalho com mais qualidade para os colaboradores. 

Além disso, manter boas condições de higiene na indústria é essencial para a saúde dos funcionários e consumidores. Locais como cozinhas, pátios, linhas de montagem e equipamentos precisam de limpeza constante para remoção de resíduos causadores de alergias, infecções ou que possam alojar transmissores de doenças contagiosas. O principal objetivo da limpeza industrial é impedir a proliferação de microorganismos que possam contaminar pessoas e produtos, preservar o ambiente de trabalho, aumentar a satisfação dos colaboradores e manter as máquinas em bom estado de funcionamento, tornando-se assim uma questão de segurança. 

Na limpeza industrial é feita a higienização e desinfecção de todos os equipamentos e superfícies utilizadas, retirando resíduos de materiais e acúmulo de sujeira, eliminando a sujeira visível e também a invisível (bactérias e microorganismos) que podem prejudicar a saúde de colaboradores e consumidores. A higienização é feita em duas etapas: na primeira são descartados os resíduos maiores e depois é feita a desinfecção do ambiente com produtos e equipamentos para eliminar a sujeira e agentes bacterianos. 

Esse tipo de serviço exige maquinário profissional e mão de obra especializada e treinada para utilizar os materiais com eficiência e segurança. Além de ser fundamental para manter o nível de qualidade dos produtos e serviços, proporcionar aos colaboradores um ambiente adequado, as técnicas mais usadas na limpeza industrial são: 

  • Limpeza com hidrojateamento: realizada com auxílio de equipamento de jateamento de água, tanto para lavagem de pisos, fachadas, tanques, reservatórios de água, caixa de gordura e desobstrução de dutos e esgotos. 

  • Limpeza em altura e em espaços confinados: é a limpeza dos locais de difícil acesso como fachadas, telhados, tanques subterrâneos, reservatórios e dutos. 

  • Tratamento e impermeabilização de pisos: manutenção rápida e econômica, pois o processo dificulta a penetração de resíduos e substâncias como óleos, graxas, tintas, solventes e outros químicos, reduzindo também o uso de enceradeiras, cera, energia elétrica e mão de obra. 


A EMBRASG autua há quase cinquenta anos no mercado, oferecendo soluções de limpeza sob medida para grandes empresas de todo o Brasil. Com equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, a EMBRASG mantém clientes satisfeitos e confiantes no seu trabalho por décadas.  Quer conhecer melhor nosso trabalho? Solicite uma visita.