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15/04/2019 - Autor : EMBRASG

Confira algumas dicas das nossas recepcionistas para uma carreira de sucesso

O papel da Recepção é de suma importância para transmitir uma boa imagem organizacional. Como primeiro contato de seus clientes com sua empresa, é uma profissão que deve sempre ter sua relevância reconhecida. Por isso, a EMBRASG oferece continuamente treinamentos para que seus funcionários possam sempre realizar seus trabalhos com primazia e atenção. Conheça alguns dos pontos trabalhados em nossos treinamentos com nossos recepcionistas.

 

Habilidades organizacionais de alto nível

Atender chamadas, direcionar visitantes, lidar com clientes, organizar eventos e marcar reuniões são só algumas da atividades que a recepcionista deve estar capacitada a realizar. Saber se organizar com um alto fluxo de atividades de forma ordenada é uma habilidade essencial para essa função. Uma dica é utilizar sistemas de arquivamentos, seja físico ou digital, para  organizar as principais informações da empresa, principalmente contatos telefônicos que devem estar disponíveis para serem consultados rapidamente.

 

Habilidades com tecnologia

Ter familiaridade com sistema PABX, entre outros sistemas de gerenciamento de ramais, utilizar planilhas, bancos de dados, copiadoras, scanners e outros equipamentos cruciais para a vida dentro de um escritório, também fazem parte da rotina do recepcionista e podem ser um diferencial para quem busca entrar nesse mercado.

 

Transmitir confiança

A confiança é parte fundamental da relação da empresa com seu cliente, e o trabalho do recepcionista muitas vezes é mediar essa relação. Por isso, transmitir confiança é essencial. Além disso, ele é indispensável nas relações internas da empresa, lidando com dados e informações importantes e até confidenciais.

 

Tomar nota

A organização de informações e solicitações garante que nenhum detalhe importante seja esquecido. Desde pequenos detalhes até o nome e objetivo dos clientes a cada visita ajudam e muito na hora de recapitular eventos e situações. Hábitos como manter um bloco de anotações sempre à mão podem fazer a diferença.

 

Atendimento cordial ao telefone

A identificação do colaborador e da empresa ao se atender um telefonema é um passo importante para um atendimento mais eficiente. Outros fatores que garantem uma boa conversa é evitar a espera telefônica por um tempo longo, chamar sempre o interlocutor por seu nome e se posicionar sobre as providências que estão sendo tomadas para resolver a solicitação feita.

 

Ser gentil com entregadores

Tratar com cortesia e educação qualquer pessoa que frequente ou ligue para a empresa é outra habilidade essencial nessa função. Manter um bom relacionamento com entregadores e ter uma assinatura legível também é muito importante ao receber as entregas e encomendas.

 

Cuidados com a aparência, uniforme, higiene pessoal também somam-se a essa lista, como parte essencial da introdução à sua empresa. Para trabalhar com profissionais capacitados e treinados para o melhor atendimento e recepção de seus clientes, conheça os planos e orçamentos da EMBRASG. Saiba mais em nosso site.