• (62) 3280-2149
16/01/2020 - Autor : EMBRASG

MITOS E VERDADES SOBRE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Muitas empresas têm adotado a prática da terceirização de serviços para melhorar seu desempenho e manter a competitividade na sua área de atuação. No entanto alguns gestores ainda se sentem inseguros diante do tema. Por esse motivo vamos esclarecer algumas dúvidas para que você possa tomar a melhor decisão acerca da terceirização de serviços dentro de uma empresa. 

1- A empresa é obrigada a ter funcionários internos

Mito. Qualquer empresa pode terceirizar todas as suas atividades e processos internos. A vantagem da terceirização é poder contar com um profissional treinado, além de ter mais dinâmica no mercado de trabalho e mais mão de obra à disposição, caso precise trocar esse funcionário com urgência. 

2- A terceirização de serviços melhora a competitividade das empresas e gera emprego

Verdade. A terceirização é uma tendência mundial, que resulta em ganho de qualidade, eficiência, produtividade e competitividade, o que gera riqueza e oportunidades de emprego. Alguns setores como construção civil, nanotecnologia, biotecnologia, naval, mecatrônica, hospitalidade, tecnologia da informação, entre outros, são mais eficientes com a terceirização de serviços especializados. 

3- A relação trabalhista é problemática

Mito. A relação de trabalho é protegida por lei, o trabalhador tem direito à férias, 13º salário, INSS, FGTS e hora extra, bem como os colaboradores diretos da empresa. A diferença é que essa responsabilidade é da empresa contratada. 

4- Funcionários terceirizados têm maior risco de sofrer acidentes de trabalho

Mito. A responsabilidade sobre eles é dobrada, tanto a empresa de contratante deve fiscalizar e tem responsabilidade direta pelo cumprimento de normas de segurança, higiene e medicina do trabalho também sobre os funcionários terceirizados. Quanto a empresa contratada deve oferecer condições de segurança e qualidade de vida para seus colaboradores.

5- A terceirização gera desemprego

Mito. Os funcionários terceirizados são contratados com CTPS. Pelo contrário, com a regulamentação da terceirização, houve estímulo das contrações nas prestadoras, concedendo uma série de benefícios a pessoas que faziam esse trabalho como autônomas. 

6- A terceirização de atividade fim é ilegal

Mito. O Projeto de Lei 4330/04 deixa claro que a prestação de serviços envolve todas as atividades, acessórias, inerentes ou complementares à atividade principal da contratante. 

7- Qualquer empresa pode oferecer serviços terceirizados

Mito. Apenas empresas especializadas, com capacidade técnica e profissionais qualificados para realizar uma determinada tarefa podem oferecer serviços terceirizados. 



Ficou alguma outra dúvida? Fale conosco. 

Quer conhecer melhor nosso trabalho? Solicite uma proposta.